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Marketing Literário: O Google Plus faz diferença?

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Esse artigo inicia-se com uma pergunta que muitos dos profissionais de marketing se fazem, independente de trabalhar ou não com literatura: O Google Plus faz diferença?

O Google flerta com as redes sociais há algum tempo. Sua primeira tentativa foi o Google Buzz, seguida do Google Wave e do Google Friend Connect, todas foram um fracasso quase absoluto. Uma empresa que domina o mercado em diversos seguimentos não conseguiu emplacar uma rede social satisfatória. Sua grande aposta no setor foi a aquisição do Orkut, e tinha tudo para dar certo, se não fosse o surgimento do Facebook, que dominou a Internet e decretou o fim da simpática rede social.

Quando anunciou sua nova plataforma, o Google+, a empresa causou furor no mercado. Ainda que você já tivesse uma conta Google, seja pelo Youtube ou Gmail, você precisava de um convite para acessar a novidade, exatamente como havia feito o Orkut no passado.  A nova rede social nem era parecida com o Orkut, nem com o Facebook, era um conglomerado de serviços que tornou sua usabilidade bem confusa. Os convites tornaram-se desnecessários, todos (ou quase todos) associaram suas contas à rede social, mas ainda assim, o tráfego de informações não deslanchou.

Com a queda dos acessos após uma enxurrada de novos perfis, o Google tentou mudar as coisas, e segue tentando, excluiu antigos serviços, renomeou outros e criou novos, até o momento, em vão. Os vários links, ícones e chamadas para a rede social nos mais diversos serviços da empresa desapareceram. Os botões de “Fazer login com o Google+” não têm mais o “+”, e ninguém mais chama o serviço de Google+, no máximo se fala em Google Plus, sem muito entusiasmo. Estaria então fadada ao fim assim como tantas outras tentativas? Por que investir tempo investindo em estratégias em uma rede que está prestes a perecer?

Primeiro devemos pensar em tudo que já utilizamos do Google, o maior serviço de e-mail gratuito é o Gmail, a principal plataforma de compartilhamentos de vídeos é o Youtube, a maioria dos celulares usa Android e o mais usado mecanismo de busca da Internet é o próprio Google. Se você não passou os últimos 20 anos em uma caverna vivendo como um eremita, você usa os principais serviços do Google, e essa é a grande vantagem do Google Plus: tudo é integrado. A rede facilita conexões através de círculos, as pessoas podem te adicionar em seus círculos de amizade, sem que necessariamente você faça o mesmo, criando assim, nichos específicos para seguir aquilo que realmente interessa.

Vamos às vantagens de usar o Google Plus:

1 – Ranqueamento

Se a principal ferramenta de busca da Internet é o Google, nada mais natural que tudo aquilo que você compartilha no Google Plus tenha vantagem no ranqueamento orgânico do serviço. Antes diziam que isso é apenas uma lenda, mas não é, está mais do que comprovado que os conteúdos que são compartilhados no Google Plus têm um ranqueamento melhor do que os demais. Quanto mais as pessoas acessam seu conteúdo e interagem com ele, melhor será o posicionamento deste conteúdo nas buscas por uma palavra-chave específica. Vale ressaltar que se o seu conteúdo está na primeira página dos resultados do Google, especialmente se estão nas primeiras posições, você obtém 54,8% de todos os cliques dos usuários.

2 – Segmentação

Conforme dito anteriormente, o Google Plus permite a criação de círculos, possibilitando a segmentação de contatos de acordo com o interesse. Com a interação facilitada e segmentada, a conversão aumenta naturalmente. Nenhuma outra rede social permite uma segmentação desse porte.

3 – Integração

Considerando todos os serviços do Google, como o Chrome, Shopping, Maps, Youtube, Gmail, Android, entre outros, a rede social aumenta o alcance de seu conteúdo quando todos os serviços estão vinculados. Em que outra rede social isso é possível?

Além disso, temos ferramentas como o Adwords para criar conteúdo patrocinado e o Analytcs para mensurar suas campanhas, sejam elas orgânicas ou pagas.

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Agora que já sabemos as vantagens de utilizar o Google Plus como ferramenta de marketing, vamos às dicas para divulgar seu livro e seu conteúdo nesta rede social:

1 – Torne-se mais fácil de encontrar

Vamos considerar que você já tem um site ou um blog divulgando o seu conteúdo, caso ainda não o tenha, leia o artigo “Marketing Literário: Você já tem um blog?”. Adicione o selo do Google Plus na sua página, isso garantirá que esta será mais fácil de ser encontrada.

O processo é bastante simples, basta escolher suas opções e copiar o código a ser utilizado:

https://developers.google.com/+/web/badge/?hl=pt-PT

No Google Plus você pode também criar comunidades específicas para determinado assunto, equivalentes às antigas comunidades do Orkut, ou às páginas do Facebook. Crie uma comunidade para um assunto específico que queira interagir com seus leitores, pode ser para o seu livro, para um assunto que domine ou até mesmo uma comunidade pessoal para divulgar seu conteúdo:

https://plus.google.com/u/0/communities/yours

Não se esqueça de incluir um botão “G+” em todas as suas postagens. O mesmo vale para todas as outras redes sociais. Permitir que visitantes compartilhem seu conteúdo no Google Plus aumenta sua possibilidade de ranqueamento.

2 – Use círculos de forma estratégica

Os círculos do Google+ são a forma mais eficaz de gerir diferentes grupos de interesse, organizando comunidades em temas que lhe interessam. Ao criar os seus círculos pesquise por palavras-chave para identificar pessoas, páginas ou publicações relevantes. Usando círculos você constrói novas relações e melhora a interação com o público de mesmo interesse.

3 – Divulgue seu conteúdo de forma mais eficaz

Todo conteúdo que você coloca em seu blog deve ser divulgado no Google Plus, e claro, em todas as outras redes sociais que você utiliza. Você pode divulgar o conteúdo em forma de links para sua página, ou até mesmo postar diretamente no Google Plus, em forma de artigo. Use hashtags, sempre que possível. Escolha três palavras que considere mais relevantes ao seu conteúdo.

Caso seu texto seja postado diretamente no Google Plus, utilize uma formatação mais amigável. Ao invés de publicar blocos contínuos deixe seu texto visualmente mais atraente. Use espaçamentos e parágrafos apropriadamente, como faz no seu processador de texto, como o Word.  Use texto em negrito, itálico e sublinhado para realçar partes importantes e fazer com que sua postagem tenha mais destaque.

Não se esqueça de divulgar seu conteúdo em grupos e comunidades estratégicas. O primeiro passo é compartilhar em sua página e em seu perfil. Em seguida, compartilhe essa atualização em grupos que tenham interesse e tenham compatibilidade com o seu público alvo. Sempre responda todos os comentários gerados através desses compartilhamentos, isso demonstra interesse pelo seu público e acaba por se transformar em cliques e conversões.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, que terei o prazer em ajudar você.

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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