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Marketing Literário: 5 passos para promover seu livro no Instagram

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Assim como disse no artigo anterior, focarei as próximas publicações em dicas para o melhor uso das redes sociais visando promover seu livro e assim aumentar suas vendas. Inicialmente, pensei em iniciar a série com o Facebook e logo em seguida com o Twitter, duas das principais redes sociais no Brasil. Refleti um pouco e resolvi começar pelas redes onde imaginamos serem menos propensas ao uso para marketing literário.

Principal rede social para troca de imagens, o Instagram possui atualmente mais de 400 milhões de usuários, sendo a segunda maior rede social da Internet, ficando atrás somente do Facebook. A título de curiosidade, o Instagram, o Facebook e o Whatsapp pertencem ao mesmo grupo presidido por Mark Zukenberg.

No Brasil, o Instagram conta com cerca de 16 milhões de usuários, onde aproximadamente 14 milhões acessam o aplicativo via dispositivos móveis. Estes números mostram que o potencial de crescimento da plataforma só tende a aumentar. Enquanto mais de 16 milhões de pessoas acessam o Instagram no Brasil em 2016, o maior jornal de circulação no País, a Folha de São Paulo, tem em média 344 mil leitores, ou seja, o Instagram possui número 5,333% maior que a mídia impressa.

Analisando outros números por aqui, podemos mensurar melhor nossas campanhas atingindo o público alvo de forma mais eficaz. O usuário desta rede passa em média 257 minutos por mês utilizando o aplicativo e destes, 65% o fazem diariamente.  A cada segundo, o Instagram recebe 575 curtidas e 81 comentários, uma taxa de engajamento que impressiona. Outro dado interessante sobre os usuários da plataforma é que 61% deles são mulheres e a maioria dos usuários tem entre 18 e 35 anos. Mais de 11 milhões estão nesta faixa etária.

Espero tê-los convencido da importância de se utilizar a plataforma para divulgar sua obra e engajar leitores. Vamos então aos cinco passos para promover seu livro no Instagram:

1 – Planeje suas postagens

Esta regra vale para todas as ações, sem planejamento não chegamos ao resultado esperado, pelo menos não da forma que deveríamos chegar. Planeje o número de postagens semanais e jamais permita que seu perfil fique abandonado.

Divulgue a capa do seu livro, fotos de eventos que participa e também divulgue imagens relevantes aos seus seguidores. Faça perguntas em suas postagens, instigue seu seguidor a interagir com seu perfil. Quantos livros você já leu esse ano? Qual o seu livro preferido? E por aí vai. Coloque seu nome como marca d´água em alguma imagem, sua logomarca, divulgue imagens com trechos do seu livro, um poema, sempre focando no seu nicho de mercado.

Em dias úteis, o melhor horário para postar no Instagram é das 17h às 18h, sendo que os dias de maior interação são os finais de semana, principalmente o domingo, entre às 13h e 18h. O pior horário para postar alguma coisa na plataforma é entre 0h e 8h, principalmente às terças e quintas.

Caso queira investir para mensurar seu perfil, utilize a ferramenta iconosquare. Com ela você poderá saber diversas informações sobre sua conta, os usuários que mais interagem com você, filtros de imagem que geram mais engajamento e o horário em que o seu público melhor responde suas postagens.

2 – Utilize hashtags de forma precisa

Milhares de usuários utilizam hashtags para chegar ao conteúdo que procuram. No Instagram essas marcações funcionam como palavras chave. Usando as palavras certas, você conseguirá grande exposição para suas fotos. Ao criar suas hashtags, atenção para não utilizar espaços e caracteres especiais, se estiver dentro do contexto, pode utilizar números.

Não coloque diversas hashtags em uma mesma foto. Isso não vai deixar sua postagem mais atraente, ao contrário, a tendência é que espante novos seguidores. De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags. Cinco palavras chave é o número máximo a ser utilizado.

Você pode escolher as hashtags que são tendências em um determinado momento, mas lembre-se que sua imagem poderá cair em um oceano de informação. Tente focar em nichos específicos. Por exemplo: #livro e #literatura são menos eficazes que #bienaldolivroSP. Eu utilizaria as três ao mesmo tempo.

Utilize também emoticons na descrição de suas fotos, pesquisas afirmam que esse recurso torna sua postagem mais amigável e mais atrativa aos olhos dos seus seguidores.  =)

3 – Poste e aposte em vídeos

Vídeos sempre fazem sucesso, não é à toa que as pessoas criam conteúdo no Youtube, Periscope, Vine e Snapchat, e ainda compartilham vídeos em hangouts do Google Plus e em serviços como o Twitter e o Facebook. No Instagram, o usuário fica tentado a apertar o play quando percebe que um vídeo passa em sua timeline.

Os vídeos no Instagram podem ter apenas 15 segundos, então você precisa ser sucinto para passar a mensagem de forma rápida e eficaz. Se quiser profissionalizar seu perfil, crie teasers dos seus livros, isso vai ajudar na propagação da sua obra.

4 – Seja você mesmo

Ainda que o objetivo seja divulgar seu livro e angariar novos leitores, suas postagens não são conteúdo patrocinado. As pessoas não querem ver somente aquilo que você tem a oferecer, elas também querem saber mais sobre você. Programas ao estilo reality show não fazem sucesso ao acaso, gostamos de saber o que acontece na vida daqueles que nos cercam. Sempre que possível poste fotos de seus passeios, seus filhos, animais de estimação. Não preciso dizer para fugir de fotos sensuais ou com roupas de banho. Você quer valorizar seu corpo ou aquilo que escreve?

5 – Siga de volta

Tem coisa mais chata que o cidadão que fica pedindo pra você seguir de volta em uma rede social? Pois bem, a última dica é justamente essa: Siga de volta. Tirando seus amigos, os perfis que lhe seguem tem o mesmo interesse que você, ou ao menos um ponto em comum. Descobrir o que seus seguidores fazem no Instagram é uma boa maneira de entender seu público alvo e até mesmo ter novas ideias para suas publicações.

Siga outros autores, interaja com perfis que tenham a mesma proposta que a sua. Em breve eles também estarão lhe seguindo, aumentando sua influência em seu nicho. Não force diálogos ou uma amizade inexistente, apenas se faça presente, todo o resto virá naturalmente.

Imagine o Paulo Coelho seguindo seu perfil, isso faria muita diferença não é mesmo?

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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