Responsável pela realização de grandes obras arquitetônicas, como o Sambódromo do Rio de Janeiro, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo e o Congresso Nacional, em Brasília, Oscar Niemeyer é conhecido por todos como o maior arquiteto Brasileiro de todos os tempos, quiçá do Mundo.
O que muitos não sabem é que Niemeyer não só era torcedor do Fluminense, como também foi atleta das categorias de base do Clube. O arquiteto se recordava de duas ou três partidas que realizou com a camisa Tricolor na juventude, levado por seu tio, que ele chamava de “tio Nhonhô” e era diretor do futebol infantil nas Laranjeiras.
O Fluminense guarda em seus acervos nas Laranjeiras a súmula de uma partida realizada em 14 de Julho de 1918, pela categoria infantil, em uma derrota por 4 a 0 para o São Cristóvão. O Tricolor não possui outros registros oficiais do arquiteto como jogador do Clube.
Veja a imagem da súmula abaixo:
Quando menino, Niemeyer chegou a ser convidado para atuar pelo Flamengo, Clube que viu surgir após uma cisão entre jogadores do próprio Fluminense. O arquiteto estudava com o goleiro Amado Benigno do Rubro-Negro, que efetuou o convite, contudo, Niemeyer recusou veementemente o convite por ser apaixonado pelo Fluminense Football Club.
Galeria de imagens:
no images were found